Os bolivianos vão às urnas neste domingo (17) para escolher presidente, vice-presidente e parlamentares. E, na fronteira com o Brasil, na cidade de Corumbá, o movimento será diferente: a passagem de veículos estará suspensa durante todo o processo eleitoral.
A aduana boliviana informou que o fechamento começa à 0h deste domingo e segue até as 21h, após o encerramento das votações. A Polícia Federal brasileira confirmou a medida e explicou que, durante esse período, será possível atravessar a fronteira apenas a pé.
Para votar, é obrigatório apresentar a carteira de identidade boliviana ou o passaporte. No Brasil, mais de 47 mil bolivianos estão aptos a participar do pleito, segundo dados oficiais.
Em Corumbá, cidade sul-mato-grossense que faz divisa com a Bolívia, a movimentação deve ser intensa. Embora não exista um censo exato, o Consulado da Bolívia estima que cerca de 12 mil bolivianos vivam no município. Muitos devem cruzar a fronteira para votar em Puerto Suárez ou Puerto Quijarro.
Diferente de eleições anteriores, a expectativa é de que os postos de controle não sejam totalmente fechados, permitindo o acesso dos eleitores. Além disso, uma sessão de votação será realizada no Consulado da Bolívia em Corumbá, a única cidade de Mato Grosso do Sul onde haverá votação.
primeirapagina
