Após uma longa estiagem, finalmente a previsão de chuva voltou a ser registrada em Mato Grosso do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a ocorrência de tempestade em parte do estado.
Pela previsão, são esperadas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou de até 50 mm/dia, acompanhada por ventos intensos de 40 a 60 km/h e até mesmo com probabilidade de queda de granizo.
O aviso está classificado na cor amarela, que representa grau de Perigo Potencial, com baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Ainda segundo as informações, o alerta começa a valor a partir da meia-noite de sábado (14) e persiste até às 10 horas de domingo (15). Ao todo, são 41 cidades na área de risco:
Impactos previstos
De acordo com o Inmet, além das tempestades, há a possibilidade de estragos em plantações, quedas de árvores, cortes de energia elétrica e alagamentos em algumas regiões. Cidades como Dourados, Corumbá,Ponta Porã, Bonito e Maracaju estão entre as que podem ser atingidas pelas fortes chuvas e ventos.
A população dessas áreas deve ficar atenta aos riscos, e o instituto reforça que, em caso de rajadas de vento, as pessoas devem evitar se abrigar debaixo de árvores ou estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é importante evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades.
Embora a capital Campo Grande não esteja na lista de cidades sob alerta de tempestade, a previsão é de um final de semana com muitas nuvens no sábado e possibilidade de pancadas de chuva ao longo do domingo. A expectativa é que as chuvas ocorram de forma isolada, sem a mesma intensidade prevista para as cidades em alerta.
Medidas de segurança e precauções
Desligue aparelhos eletrônicos: Evite o uso de eletrônicos conectados à rede durante tempestades para evitar acidentes com descargas elétricas.
Evite áreas alagadas: Se estiver dirigindo ou caminhando, evite cruzar áreas inundadas para evitar riscos de acidentes.
Cuidado com ventos fortes: Em caso de ventos fortes, não se aproxime de árvores e estruturas que possam ser derrubadas pela força do vento, como postes e placas de sinalização.
Para monitorar o avanço das tempestades e receber mais informações sobre o clima, o Inmet recomenda o acompanhamento em tempo real pelo aplicativo oficial ou pelo site da instituição.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site.
Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.