Tocando Agora: ...

Lançamento de livros e inauguração de exposição fotográfica marcam comemoração pelos 30 anos da UEMS !

Publicada em: 12/12/2023 11:08 - Mato Grosso do Sul - MS


A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) realizou, no último sábado (9/12), a inauguração da "Exposição UEMS 30 Anos" e também o lançamento dos livros: "UEMS 30 anos: Histórias e memórias de uma universidade inclusiva e de qualidade socialmente referenciada" e “Um Benedito Guaicuru…de Caneta, Chapa e Cruz…Maltino”. No mesmo dia, também ocorreu a "1ª Corrida de Rua UEMS para Sempre", promovida pela Associação de Docentes da UEMS (Aduems). 

A cerimônia ocorreu na Casa da Cultura da UEMS, Espaço Guaroaby, em Dourados,  e contou com a presença de professores, alunos, técnicos administrativos, representantes da sociedade civil e autoridades. O Reitor, Laércio de Carvalho, enalteceu o momento de alegria e celebração pelo aniversário de 30 anos da Universidade, não apenas para quem trabalha ou estuda na UEMS, mas para todo o povo sul-mato-grossense. 

“Como representante dessa Instituição, juntamente com a professora Luciana, com toda a nossa equipe, a comunidade acadêmica, a gente só tem a agradecer a todos aqueles que por aqui passaram, a todos aqueles que por aqui lutaram e a toda sociedade, o povo de Mato Grosso do Sul que sempre defendeu a Universidade pública gratuita, inclusiva, democrática e de qualidade, mostrando que a educação, realmente, é propulsora de um Estado e da transformação de vida das pessoas”, disse o Reitor da UEMS. 

O Secretário-Adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Walter Carneiro Jr, que também esteve no evento representando o Governo de MS, destacou a consolidação da UEMS, na missão de levar ensino público de qualidade para o interior de Mato Grosso do Sul. “O Governo do Estado enxerga na UEMS essa importante ferramenta dentro de sua malha de atuação no setor da Educação. Quero parabenizar a diretoria da UEMS, o Reitor Laércio que está presente em todas as discussões importantes para o Estado sempre com o objetivo de melhorar, avançar, trazer mais investimentos para que a Universidade consiga alcançar mais pessoas”, disse. 

O Deputado Estadual, Renato Câmara (MDB), representando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS), chamou  de estratégico o papel da UEMS para o desenvolvimento no Estado. “Gera profissionais que vão fazer parte da sociedade em diversas áreas. Com esse ensino profissional que a UEMS oferta, faz com que o nosso Estado tenha condições de avançar ainda mais e descentralizar o acesso ao ensino superior, isso é muito importante. 

 

EXPOSIÇÃO UEMS 30 ANOS

A "Exposição UEMS 30 anos: A educação faz história e transforma vidas" tem o objetivo de proporcionar uma experiência e um mergulho na história da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul educativa, ao permitir que estudantes, ex-alunos, funcionários e a comunidade em geral mergulhem na rica história da Universidade do MS. 

A Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Érika Ferri, destaca sobre a importância de comemorar o aniversário da Universidade. “Comemorar o aniversário de uma instituição de ensino é mais do que apenas uma celebração; é uma oportunidade para reforçar sua missão, valores e impacto na comunidade, além de criar laços mais fortes entre todos os envolvidos. A UEMS se orgulha de comemorar três décadas de dedicação à educação e à inovação no MS. Para celebrar este marco, preparamos uma exposição que destaca os feitos, conquistas e evolução da UEMS ao longo de três décadas e o lançamento do livro UEMS 30 anos!”, ressalta a Pró-reitora.

A Exposição ficará em Dourados, Casa da Cultura - Espaço Guaraoby da UEMS, até o final de janeiro de 2024 e, posteriormente, percorrerá as Unidades Universitárias.

 

LIVROS

Lançado no sábado (9/12), o livro "UEMS 30 anos: Histórias e memórias de uma universidade inclusiva e de qualidade socialmente referenciada" foi dividido em dois volumes, em decorrência do vasto material coletado pelas organizadoras Celi Corrêa Neres, Maria José de Jesus Alves Cordeiro, Erika Kaneta Ferri e Sandra Espíndola Macena.

A docente, Celi Corrêa Neres, explicou que o livro faz parte de um projeto projeto maior, no qual incluiu diversas ações para comemoração dos trinta anos da UEMS, executado enquanto ela era vice-reitora da Universidade. “Ficamos muito felizes com o resultado, porque o livro é uma memória viva da UEMS. Foi elaborado pelas pessoas que fizeram parte dessa história e que construíram a Universidade que nós temos hoje. Isso nos orgulha bastante e eu acho que é um importante registro de fontes históricas”, comentou. 

A docente Maria José de Jesus Alves Cordeiro (Maju) lembrou que em 2022 em uma conversa com a professora Celi surgiu a ideia do livro. “Quando começou a se pensar a comemoração dos 30 anos da UEMS, ela disse ‘vamos organizar um livro de aniversário da UEMS’ e respondi ‘eu topo’. Foi lançado um edital e quando os textos começaram a chegar começamos a fazer a edição pensando em um formato específico.  Escrevi o primeiro capítulo, pois falo da história da UEMS no Estado e também envolvo a minha história.  É uma memória viva.  No livro temos histórias dos anos 90, anos 2000, de egressos, artigos de professores, tem textos com linguagem mais poética, outros mais científicos, de histórias, mais pessoais. A UEMS sempre transformou vidas, inclusive a minha”, disse.

A Chefe da Divisão da  Editora UEMS, Profª Sandra Espíndola Macena, disse que no primeiro volume foram colocados textos de memórias pessoais.  “A constituição enquanto servidor ou servidora da UEMS dentro desse processo de construção da Universidade, e a sua própria construção. A identidade de professor e professora da Universidade Estadual. No segundo volume foram escolhidas produções realizadas pelos cursos e que são consideradas importantes para contribuição e o crescimento do estado do Mato Grosso do Sul”, definiu. 

Durante a cerimônia foi lançado o livro “Um Benedito Guaicuru…de Caneta, Chapa e Cruz…Maltino”, biografia escrita por Edson Moraes sobre o médico veterinário e ex-deputado estadual, Walter Benedito Carneiro, autor de lei de criação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul na Assembleia Legislativa de MS.

“A princípio, o que pensei foi em uma Universidade para Dourados. Eu imaginei que exerceria grande influência na região, mas nunca com a extensão que ela teve e o tamanho que se tornou atualmente. A ideia de descentralizar o acesso ao ensino superior, instalando Unidades em diversas cidades do interior, foi ideia do Pedro Pedrossian [então governador de Mato Grosso do Sul]. Ele foi um visionário, ele pensava na frente de todo mundo”, recordou Walter Benedito Carneiro . 


CORRIDA 

Sob organização da Associação de Docentes da UEMS (Aduems), também no sábado (09/12),  foi realizada a "1ª Corrida de Rua UEMS para Sempre". Durante o evento foi inaugurada a sede da Aduems - localizada na Rua Onofre Pereira de Matos, nº 1189, no Centro de Dourados.


 

Fonte: Uems.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...