O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) solidariza-se com o trabalhador rural que sofreu vários ferimentos graves e relatou o ataque de onça no Pantanal do Paiaguás em 28 de agosto de 2023. A equipe torce pela sua recuperação e fica à disposição para prestar apoio sobre a prevenção de outros casos.
Em razão desse registro relatado, neste material abaixo, os médicos veterinários do Programa Felinos Pantaneiros, mantido pelo IHP, procuram apontar diretrizes de atuação sobre a prevenção de ataques.
As onças-pintadas e onças pardas são animais selvagens e o contato direto delas com os seres humanos pode ocorrer, no caso de safáris pelo Pantanal, diante de medidas importantes de segurança para se evitar acidentes e que pessoas possam ficar feridas. A prioridade deve ser, sempre, a vida e a saúde das pessoas, com respeito ainda aos animais.
No caso dos pantaneiros e pantaneiras que vivem em áreas remotas e acabam ficando mais expostos por coexistirem no mesmo território desses animais, a prioridade deve ser sempre evitar o contato direto. Essa preocupação existe principalmente para garantir a segurança das pessoas, em especial de trabalhadores que acabam ficando mais expostos em áreas de campo.
Conforme estudos sobre o comportamento desses animais e conhecimento do campo de pantaneiros e pantaneiras, essas são regras importantes a seguir no caso de quem está na lida:











