Alteração da data da prova do processo seletivo simplificado destinado à contratação de professores temporários da Rede Municipal de Ensino, é o que estão solicitando os vereadores Hesley Santana, Hanna Ellen Santana, Jovan Temeljkovitch, Matheus Cazarin e Ubiratan Canhete de Campos Filho, tendo em vista que o Governo do Estado também marcou a aplicação da prova da Rede Estadual para o dia 7 de dezembro.
O pedido de Hesley, Hanna, Jovan e Bira foi direto ao prefeito Gabriel Alves de Oliveira e à secretária de Educação, Mabel Aguilar, no sentido de que o Município altere a data da aplicação da prova para seleção de professores temporários na Rede Municipal de Ensino.
Já Cazarin solicitou às autoridades municipais para que, em conjunto com o Governo, avalie a possibilidade de revisão e adequação da data de realização dos processos. O pedido foi direto ao prefeito Gabriel Alves de Oliveira, bem como à Secretaria Municipal de Educação, para em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, avalie a situação visando consenso para evitar prejuízos aos profissionais da educação.
Hesley observou que “ainda que os horários não coincidam, há risco de prejuízo aos candidatos que participarão dos dois processos, considerando a inevitável exaustão física e mental decorrente da realização de duas avaliações no mesmo dia, sendo necessário garantir condições adequadas para que os professores possam participar do certame em sua plena capacidade”.
No requerimento apresentado por Jovan, destaca que a “situação cria evidente conflito de agendas, prejudicando profissionais da educação que desejam concorrer nos certames, limitando o princípio constitucional da ampla concorrência e igualdade de oportunidades, além de reduzir o alcance e a competitividade do processo municipal”.
Cazarin argumentou que “os professores das redes municipal e estadual estão preocupados e pedem intervenção quanto à coincidência das datas dos processos seletivos, marcados simultaneamente, gerando apreensão entre os profissionais, uma vez que muitos pretendem participar dos dois processos, buscando ampliar as oportunidades de atuação e garantir permanência no mercado de trabalho”, ressaltou.
Além disso, informou que a realização das provas no mesmo dia gera impactos negativos, como impossibilidade de participação simultânea, prejudicando diretamente candidatos que desejam concorrer às vagas das duas esferas; cansaço excessivo, caso haja tentativas de deslocamento entre locais de prova, afetando o desempenho e comprometendo a saúde dos candidatos.
